terça-feira, 26 de julho de 2011

STEP FOR CARE

Numa das muitas estadias que tive em Moçambique, de onde sou natural, tive a sorte de me levarem a conhecer estas crianças maravilhosas e seus familiares.Nunca me vou esquecer daqueles maravilhosos sorrisos com o qual me acolheram da primeira vez que lá fui.

 Deparei-me com uma dura realidade, que era a ver as crianças desde bebés a adolescentes, terem de lutar pela vida. Uma luta difícil, e mais difícil ainda quando as necessidades são muitas a nível de tratamentos e bens de primeira necessidades. Senti-me na obrigação de fazer qualquer coisa, pois sabia que teria de voltar sempre para dar um beijinho enorme a todas as crianças. Elas mudaram a minha vida para melhor. Agradeço-lhes para sempre.
Fui até ao hospital dar lhes um bocadinho de mim, do meu amor da minha atenção. Mas saí de lá com a maior riqueza do Mundo!! Pois o que eu recebi delas nesse dia não tem preço, não tem explicação, só se sente simplesmente. Sente-se um amor e uma dádiva genuína.


Sei que dei e vou continuar a dar um pouco de mim, e tudo o que tiver ao meu alcance para lhes proporcionar um pouco de alegria e fazer com que se lembrem que são crianças, que podem brincar, sorrir e amar. Esquecerem por momentos que estão doentes.



Isso levou-me a ter que abrir em conjunto com a Carla Taborda e o Dr. Abel Abjas a Associação Step for Care. Assim, todas as nossas possibilidades de lhes poder ajudar aumentam. E é nesse sentido que passo a passo vamos caminhar, para lhes proporcionar os melhores cuidados quer médicos quer sociais, e bens necessários. A nossa Associação Step for Care sem fins lucrativos, tem como objectivos o desenvolvimento e angariação de fundos para a defesa da causa, a sensibilização pública para a ajuda material, social e cultural das crianças internadas no Hospital Central de Maputo. Através de fornecimento de roupas, brinquedos, medicamentos, aparelhos hospitalares e livros didácticos.



A todos eles o meu muito obrigada, por me terem dado o privilégio de os ter conhecido, de ter privado com eles. São momentos que eu, ou melhor a "Tia ju" como carinhosamente me chamam, não vai esquecer nunca!!

Com amor*
Maria Gomes


6 comentários:

  1. Mais uma grande iniciativa. Gostaria de saber que recebem candidaturas a voluntariado e se sim, o que é necessário.
    Muita força e continuem o vosso trabalho
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, ainda estamos no inicio, mas é um dos muitos objectivos que temos. Desde já agradeço a sua iniciativa de nos querer ajudar.
    Assim que tivermos prontos para arrancar com o voluntariado entro em contacto consigo.
    Obrigada e um beijo grande.
    Maria Gomes

    ResponderEliminar
  3. Ha 4 anos que sou voluntaria neste servico, conheco estes meninos muito bem, adivinho muitas vezes os seus desejos e pensamentos, sei quando estao perto do fim!
    Estou de partida e o meu sonho - uma escolinha no servico de oncologia do HCM - ficou por concretizar! Falta de vontade de quem «manda»!
    Espero que tenham muita forca e coragem para concretizarem os vossos projectos, mas que acima de tudo deem o carinho que estes meninos precisam na fase quase sempre terminal das suas curtas vidas.
    Muitos sao os que aparecem cheios de vontade de fazer algo por estas criancas, poucos os que ficam!
    So quem passa 2 a 3 tardes por semana com estas criancas tem a nocao do seu sofrimento e das suas verdadeiras necessidades. Um colo e um abraco fazem toda a diferenca nas suas vidas.
    Paula Martins

    ResponderEliminar
  4. A Step for Care, gostava de agradecer e de partilhar com todos, as grandes mulheres que são a Tia Paula e a Tia Alice.
    São duas tias que vivem no Maputo, e que todas as semanas vão ao hospital dar um pouco delas. Elas fazem de professoras, de confidentes, de amigas, enfim um pouco de tudo. Elas também fazem doações de roupas, brinquedos e de outras coisas mais que os pais vão precisando para os filhos.
    São elas que estão com estas maravilhosas crianças todos os dias, e é graças as nossas lindas tias que cada criança e seus familiares recebem carinho, atenção, risos de brincadeiras. Tenho o privilegio de as conhecer pessoalmente, o que para mim é uma grande honra.
    Obrigada tias por darem aquele colinho e amor que todas essas crianças tanto necessitam. Um beijo muito grande ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Maria Joao pelas tuas palavras. Todos juntos tentaremos fazer a difrenca na vida dos nossos meninos.
    Bjs
    Paula e Alice

    ResponderEliminar
  6. E vamos continuar sempre todos juntos, os nossos meninos bem merecem.
    Um beijo muito grande para si e para a Alice.

    ResponderEliminar